Hoje para uma organização ter êxito no mercado, não basta apenas ter atenção com a qualidade de seu produto, ela precisa planejar ações de comunicação, principalmente de relacionamento com os seus públicos estratégicos (fornecedores, acionistas, consumidores, funcionários e comunidade) para que tenha uma imagem positiva . Para isso, os seus públicos precisam de informações, em primeiro lugar os funcionários.
O funcionário é um público estratégico para as empresas, pois ele possui uma rede de relacionamentos na corporação e fora dela e, com certeza, o seu trabalho em determinado momento será assunto. Portanto, a imagem que o trabalhador tem de sua empresa influência na imagem que a sociedade terá da mesma. Além disso, o funcionário também é consumidor.
Com as novas tecnologias, principalmente no que diz respeito a redes sociais, a falta de informação pode ser altamente prejudicial à empresa em relação aos seus públicos internos.
Para o funcionário ter uma imagem positiva de sua empresa, um trabalho de comunicação sério, transparente e que preze pelo diálogo é um dos caminhos.
Não há como ignorar a comunicação interna nas empresas. Ela passa ser um diferencial no posicionamento de marca no mercado e na sociedade. Não é suficiente preocupar-se apenas com o relacionamento com clientes, os funcionários também devem estar satisfeitos e imbuídos dos objetivos da empresa.
A comunicação interna contribui para o posicionamento da marca entre os funcionários, os quais socializarão sua percepção da empresa onde trabalham para a rede de relacionamentos que fazem fora do ambiente da organização (parentes, amigos, entre outros). Nesta rede de relacionamento, o seu local de trabalho será assunto em suas conversas, positivamente ou negativamente, dependendo da impressão que tenham. Portanto, se o funcionário tem uma imagem positiva da empresa, ele passará sua impressão para a sua rede de contatos, contribuindo significativamente para o posicionamento da marca.
Uma organização pode escolher se deseja ou não possuir canais formais de comunicação com seus funcionários, porém não tem como impedir os canais informais, que ocorrem principalmente nas conversas entre os funcionários, geralmente entre os que se identificam, por hierarquia, conhecimento, cultura, entre outros fatores. Os relacionamentos nos canais informais são estabelecidos entre os indivíduos pela identificação, gerada pelas relações interpessoais na empresa. As organizações podem aproveitá-los para aperfeiçoar seus processos. Com as redes sociais, estes canais informais ganham mais espaço.
A falta de informação ou a precaridade dela pode estimular uma comunicação informal prejudicial à organização, provocando boatos, equívocos e insegurança; trazendo consequências prejudiciais para o andamento do trabalho e para a posicionamento da marca da empresa no mercado.
Não suprimir informações, repassá-las de forma clara, objetiva, transparente e por um canal adequado, de acordo com o perfil do público, é mais eficiente que gastar esforços em tentar destruir a comunicação que ocorre através das relações interpessoais.
Porém para a comunicação alcançar êxito é necessário que ela seja permeada pela transparência e ética. Muitas empresas acreditam que a comunicação com o seu funcionário deve ser feita somente no momento de crises. No entanto, se ela for contínua, as crises de imagem poderão ser evitadas ou amenizadas.
As empresas não têm mais como ignorar a comunicação com o seu público interno. Não há dúvidas ou discussões contrárias, que os funcionários são multiplicadores e atenção especial precisa ser dispensada a eles. Neste sentido, para manter este relacionamento com o seu público interno, a primeira ação é um planejamento adequado de comunicação interna.
A comunicação está intrínseca à imagem da empresa perante aos seus públicos, o que significa credibilidade na comunidade onde está inserida e, consequentemente, perante aos seus clientes e consumidores. Assim toda empresa precisa considerar a comunicação empresarial como aliada em seus planejamentos, principalmente quando almeja uma imagem positiva no mercado e na comunidade.
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
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