O incidente ocorrido no dia 22 de outubro de 2009 na UNIBAN, em São Bernardo do Campo, é um ótimo exemplo para discutirmos aqui no blog. Nesta data, uma aluna de turismo da Instituição, vestida com um vestido curto, foi alvo de xingamentos e tumulto pelos colegas. Para sair da Universidade ela precisou ser escoltada pela polícia. O incidente, filmado e com imagens disponibilizadas no youtube, gerou polêmica, pois a universidade tomou partido dos alunos e expulsou Geisy Arruda (decisão que foi revogada). A repercussão negativa da atitude precipitada da Universidade atiçou ainda mais a imprensa, órgãos de defesa dos direitos humanos, direitos das mulheres, etc. e prejudicou imensamente a imagem da UNIBAN. Para representar a UNIBAN e participar de entrevistas dadas à imprensa, nada de reitor, diretor ou coordenador da Universidade, mas sim um advogado pronto para atacar e tentar desesperadamente arranjar um motivo para desclassificar a aluna. Vários blogs (Blog do renatão) e portais repercutiram o assunto..
Será que a UNIBAN não tem assessoria de imprensa?? Se não tem, precisa urgentemente de uma e, se tem.. precisa de formação especializada aos funcionários.
A Uniban foi muito infeliz na condução deste caso ao tomar medidas precipitadas. Na tentativa de se adiantar as criticas e apresentar solucao rapida ao caso, acabou piorando as coisas ao tomar uma decisao absolutamente equivocada. A ultima medida em casos como esses é a expulsao do aluno. Os caminhos do diálogo, do chamado ao bom senso, etc, sempre sao vias mais eficientes. Esse caso, apesar de negativo para a Uniban, acaba por valorizar a importancia de bons profissionais de assessoria de comunicacao.
ResponderExcluir